[Em imagens] Infografia: O que comem os portugueses?


Perdemos menos tempo na cozinha e menos tempo com as refeições. Temos mais segurança alimentar, mas comemos sal e açúcar em excesso e menos legumes e fruta do que o recomendado. Batatas fritas, carnes processadas, refrigerantes ou refeições pré-embaladas e prontas a comer passaram a fazer parte do nosso dia-a-dia.


Aliás, alguns dos principais problemas que afectam os portugueses estão a aumentar por causa dos nossos hábitos alimentares, defendem os médicos. No país, seis a cada dez pessoas são obesas. A diabetes é um problema que afecta mais de um milhão e as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte no país. Todas estas doenças são agravadas por uma alimentação inadequada, garantem os especialistas.


Para complicar as escolhas alimentares, vivemos numa era de desinformação que leva algumas pessoas a recorrerem a dietas, que, na realidade, podem provocar complicações médicas sérias. Os rótulos dos produtos que consumimos são incompreensíveis para a maioria da população e deixam também muitas dúvidas aos investigadores.


Veja aqui a infografia sobre o consumo alimentar dos portugueses e o seu impacto na Saúde e no Planeta.


"Porque somos o que comemos?" será o tema do próximo programa Fronteiras XXI, a exibir dia 17 de Julho, às 22h, na RTP3.