top of page
Buscar

Novo toolkit apresenta soluções para mudar a forma como comemos

O novo recurso apresentado pela equipa do projeto Sustainmeals pretende capacitar os contextos de refeição coletiva para promoverem hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis.


Face aos atuais desafios de saúde e sustentabilidade, é cada vez mais importante criar espaços de refeição facilitadores de escolhas alimentares de qualidade. Neste contexto, o toolkit “Menu para a Mudança - Um guia orientador para promover uma alimentação mais saudável e sustentável em espaços de refeição coletiva” apresenta-se como um instrumento para a promoção da mudança de hábitos e práticas alimentares em larga escala. A estratégia do toolkit passa por capacitar espaços de refeição coletiva (como cantinas ou cafetarias) com os recursos necessários para se tornarem lugares promotores de uma alimentação mais saudável e sustentável.


O guia orientador parte de um extenso trabalho de investigação e revisão da literatura científica e foi desenvolvido em colaboração com uma equipa de especialistas em mudança comportamental (Cloo – Behavioral Insights Unit). Deste trabalho resulta uma compilação de estratégias de ação com base na evidência que pretendem apoiar o desenho de intervenções mais eficazes e informadas. As atividades de intervenção abrangem aspetos relacionados com o contexto físico e material, intervenções comportamentais, contexto social e educação/formação.


De forma a orientar o desenho das intervenções de forma flexível e sensível ao contexto, o toolkit inclui ainda uma ferramenta de diagnóstico de necessidades e um guia para definir um plano de ação. Através de um questionário breve, é possível identificar áreas de intervenção prioritárias e descobrir as atividades de intervenção mais adequadas às características de cada espaço. Em função do diagnóstico, os utilizadores são apoiados na definição de um plano de ação tendo em conta os princípios para o desenho de uma intervenção comportamental bem-sucedida.


O toolkit “Menu para a Mudança - Um guia orientador para promover uma alimentação mais saudável e sustentável em espaços de refeição coletiva” está disponível em acesso livre aqui.




bottom of page