top of page
Buscar

Intervir nas cantinas públicas pode contribuir para aumento do consumo de refeições de base vegetal

Nova investigação sugere impacto de curto prazo de intervenções destinadas a promover a escolha de refeições de base vegetal numa cantina universitária.


As características dos espaços de refeição podem ter um impacto significativo nas práticas alimentares. A investigação tem vindo a demonstrar que a modificação de aspetos do ambiente, tais como reposicionar alimentos, redesenhar ementas, ou publicitar alternativas alimentares, pode ter efeitos no consumo. No entanto, a eficácia deste tipo de intervenção na promoção de uma alimentação mais sustentável é ainda insuficientemente compreendida.


Um estudo recentemente publicado na revista Public Health Nutrition mostrou que intervir nas cantinas públicas pode contribuir para promover o aumento do consumo de refeições de base vegetal. A intervenção incidiu na introdução de posters de promoção destas refeições, incluindo uma calculadora para estimar o impacto ambiental dos alimentos, assim como a reformulação das ementas para dar destaque à alternativa alimentar mais sustentável. Para além da modificação do contexto físico, a intervenção contemplou ainda a formação ao staff de cozinha desta cantina universitária para melhorar conhecimentos e competências para a confeção de refeições de base vegetal.


O estudo verificou um aumento do consumo de refeições de base vegetal durante a semana de implementação da iniciativa. No entanto, dados recolhidos após a intervenção demonstraram que, após a retirada dos materiais de intervenção, os padrões alimentares tenderam a aproximar-se dos níveis anteriores. Os investigadores responsáveis pelo estudo salientam que este formato de intervenção de baixo custo parece ter um elevado potencial para a mudança comportamental, no entanto, pode ser necessário apostar na sua consistência ao longo do tempo.


Pode aceder ao artigo completo aqui.

bottom of page